Obter insights de dados é uma oportunidade para que as empresas tenham vantagem competitiva. As empresa orientada a dados (data driven) têm avançado nos quesitos de coleta, organização e leitura dos dados. Porém um dos desafios é obter insights de dados que agilizem a tomada de decisão e tragam novas perspectivas.
A palavra, insight, é um substantivo com origem no idioma inglês, onde é formada pelo prefixo in, que significa “em” ou “dentro” e a palavra sight que significa “visão”. Assim a “visão de dentro” está relacionada com uma nova perspectiva de algo. Ainda de acordo com Cambridge Dictionary, insight é a capacidade de ter uma compreensão clara , profunda e às vezes repentina de um problema ou situação complicada. Em vários desenhos animados e mesmo nos quadrinhos do professor Pardal da Disney, o insight é representado por uma lâmpada acesa em cima da cabeça do personagem, indicando um momento único de esclarecimento em que se fez a luz.
Quando aplicamos a palavra insights nas análises de dados, na verdade estamos buscando obter novas visões, novas compreensões sobre às informações lidas. Cada vez que desenvolvemos uma visualização de dados, estamos extraindo informações dos dados armazenados em nossos datasets, e nos aprofundando nas análises realizadas. A partir desse aprofundamento em algum momento podemos obter insights desses dados.
Os diversos métodos estatísticos permitem observar padrões, desvios ou mesmo novidades sobre os resultados das análises. Quanto mais conhecimento analítico possuímos, mais conseguimos aprofundar nossas observações sobre os dados analisados. O insight também está relacionado com acontecimentos cognitivos, principalmente com a capacidade de apreendermos algo novo, essencial para resolver problemas e reconhecer dificuldades.
Como obter insights de dados
O insight é algo mais que simples observações de dados, são informações ou direcionamentos que nos levam a agir e tomar decisões estratégicas, ou mesmo, decisões que indiquem novas analises. Para obter insights precisamos ampliar nossas perguntas além da observação, precisamos perguntar “o porque” da observação.
Vamos utilizar um exemplo que nos orientará como obter insights de dados. Durante uma analise de vendas realizadas pela empresa durante os últimos 6 meses, um analista desenvolveu uma visualização de dados utilizando um gráfico de linha, para mostrar a quantificação de vendas, semana a semana. Ele observou uma variação entre as terceira e quarta semana dos meses, e se perguntou o “por que?” isso está ocorrendo. Utilizando novas métricas estatísticas ele identificou algumas correlações entre os períodos e a quantificação de vendas, assim obtendo um insight. Qual insight ele obteve?
Seguindo no exemplo, o analista descobriu que os aumentos de vendas eram acelerados após as manhãs das quartas-feiras da terceira semana. Dialogando com o gerente da área de vendas, ele obteve a informação que nessa agenda especifica é realizada uma reunião com os vendedores, verificando os resultados parciais e alinhando metas. O analista compartilhou o insight com a direção da empresa e a partir disso foi tomada uma ação, que foi ajustar as reuniões com as equipes de vendas para toda segunda-feira de manhã.
Data Storytelling para insights-driven
O insight obtido no exemplo anterior pode ser chamado de insight driven, que gera uma ação. Alias todo insight, devido a sua natureza e função, deve gerar uma ação. Mas nem sempre o diálogo sobre os dados está sendo feito nas empresas, onde as vezes, perdemos a oportunidade de utilizar sabiamente o insight obtido pelas equipes de analise.
Nesse contexto as técnicas de Data Storytelling (história dos dados), principalmente no processo de planejamento, podem auxiliar na obtenção de insights, ajudando os profissionais a descobrirem como os dados ajudam os seus respectivos públicos-alvo. O data storytelling amplia a compreensão do objetivo, chama a atenção para o que é importante e gera uma lembrança no tomador de decisão. Essa lembrança podem ser os insights acionáveis, que geram ações.
A aplicabilidade de contar história dos dados, com o objetivo de ampliar o dialogo sobre os dados, com foco em obter insights, traz benefícios para as empresas. Dentre eles podemos citar identificar otimização dos processos internos, utilização de novos indicadores de desempenho para novas métricas, identificar oportunidades que geram inovações, subsidiar práticas de automação de tomada de decisão.
Quando as empresas aproveitam os insights, elas rumam rapidamente para oceanos azuis de oportunidades, pois conseguem analisar substancialmente o comportamento do cliente, tendências de mercado e movimentos dos concorrentes. Podem ainda potencializar esse processo utilizando modelos de inteligência artificial que serão mais eficientes, pois estarão orientados a insights.