As empresas estão se tornando cada vez mais orientadas a dados, e com isso os desafios da alfabetização em dados em suas equipes são grandes, mas que podem ser superados utilizando o data storytelling para compreender os dados.
A alfabetização em dados (Data Literacy), segundo Catherine D’Ignazio e Rahul Bhargava (Approaches to Building Big Data Literacy, 2015) descrevem como a capacidade de:
- Ler dados: entender o que são dados e os aspectos do mundo que eles representam.
- Trabalhar com dados: incluindo criá-los, adquiri-los, limpá-los e gerenciá-los.
- Analisar dados: envolve filtragem, classificação, agregação, comparação e execução de outras operações analíticas nele.
- Argumentar com dados: usar dados para dar suporte a uma narrativa maior que se destina a comunicar alguma mensagem ou história a um público específico.
O processo de alfabetização em dados depende do profissional ter o nível certo na função que exerce na sua empresa. Porém, a alfabetização em dados não é apenas sobre análise e sim sobre comunicar as análises. As pessoas alfabetizadas sabem ler e escrever textos, compreendendo os conteúdos e criando variações. Com os dados é o mesmo processo, precisamos analisar e comunicar o que analisamos para nossa própria compreensão e de outras pessoas.
Nesse contexto o Data Storytelling (contar a história dos dados) pode ser uma ferramenta para acelerar a alfabetização em dados dos profissionais de diversas áreas na empresa.
O Data Storytelling, reúne uma série de técnicas que irão auxiliar a compreensão de um conjunto de dados e fazer as perguntas certas de acordo com os objetivos propostos. Essas técnicas envolvem metodologias ágeis de planejamento, comunicação e oratória, métodos de visualização de dados e recursos de storytelling.
Metodologia Ágil para compreender os dados
No livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”, Carnevalli(2020), consolido a pesquisa e aplicação que utilizo em meus trabalhos, utilizando o Data Storytelling Canvas e a Jornada do Herói. Essas ferramentas ágeis permitem um diálogo com clientes e a própria equipe de desenvolvimento, facilitando a compreensão dos dados de acordo com os objetivos propostos.
Relacionando as capacidades necessárias (Data Literacy) com o processo de planejamento do Data Storytelling temos as seguintes contribuições para as etapas de alfabetização em dados:
- Identificar público-alvo e seus objetivos para entender o que são dados e os aspectos do mundo que eles representam.
- Explorar os dados incluindo criá-los, adquiri-los, limpá-los, gerenciá-los e analisar e visualizar os dados
- Construir a história para Argumentar com dados
Os programas de Alfabetização em Dados nas empresas, podem adotar treinamentos de Data Storytelling para potencializar e acelerar a compreensão e utilização dos dados pelas suas equipes, para que com isso, as empresas obtenham vantagem competitiva a partir de sua jornada orientada a dados.
Converse com a equipe da Data Storytelling.com.br e consulte sobre como implantar um programa de Alfabetização em Dados, ou sobre treinamentos Data Literacy e Data Storytelling.
Contato direto com stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br