Data Storytelling palestra com Brent Dykes e Stefano Carnevalli

Evento online no Brasil, reuniu dois grandes nomes globais do Data Storytelling. Data Storytelling palestra com Brent Dykes e Stefano Carnevalli, apresentou ao público conceitos, aplicabilidades, novidades e orientações sobre planejamento, que auxiliam profissionais de diversas áreas a obterem mais insights e ações a partir das análises de dados.

Promovido pela Data Bio Tec, a série Data Future, traz sempre grandes personalidades do mundo dos dados, sempre com olhar no futuro do uso e aplicação de análises e visualizações de dados. Nessa primeira edição (agosto de 2023), o encontro dos pesquisadores e autores Brent Dykes (EUA) e Stefano Carnevalli (Brasil), reuniu mais de 100 profissionais, ao vivo, de diversas empresas e universidades que acompanharam as palestras e dialogaram sobre Data Storytelling.

Momentos do evento

O evento teve como facilitador, Osmar Gonçalves, consultor Executivo com mais de 40 anos de experiência em gestão de pessoas e negócios, trabalhou na IBM onde, em 30 anos de atividades, ocupou cargos gerenciais: Executivo de Serviços Brasil; Diretor de Negócios para a América Latina e Diretor de Novos Negócios Globais.

Osmar Gonçalves agradeceu a participação de todos e apresentou um rápido cenários sobre a fluência de dados nas empresas e a importância da alfabetização em dados, para que as equipes dialoguem mais sobre os dados e consigam atingir os objetivos de negócios.

Fluência em Dados

Data Storytelling com Brent Dykes

Brent Dykes, é o fundador e contador de histórias de dados chefe da AnalyticsHero, LLC. Ele também é autor de Effective Data Storytelling: How to Drive Change with Data, Narrative, and Visuals. Brent tem quase duas décadas de experiência em análise empresarial na Omniture, Adobe, Domo e Blast Analytics. Sua paixão por contar histórias de dados vem da consultoria com muitos líderes do setor, incluindo IKEA, Nike, Microsoft, Sony e Comcast.

No evento, abordou, em sua palestra, a importância de obter insights e trazer novas perspectivas para as análises de dados, com foco principalmente na comunicação das ações possíveis a partir das informações apuradas. Destacou a importância dos insights, exemplificando como obtê-los e sua conceituação.

Data Storytelling Insights

Uma oportunidade para os participantes foi dialogar sobre o tema com o autor do livro, recentemente publicada versão em português “Data Dados e Storytelling de Impacto (Effective Data Storytelling)“, leitura essencial para compreender o poder das histórias de dados para as empresas.

Data Dados e Storytelling de Impacto (Effective Data Storytelling) - Brent Dykes

Data Storytelling com Stéfano Carnevalli

Stéfano Carnevalli é professor, consultor, Data Storyteller. Graduado em “Marketing” e Pós-graduado em “Gestão Cultural: desenvolvimento, mercado e cultura” pelo SENAC. Empreendedor, utiliza Microsoft Power BI em seu dia a dia para tomada de decisões. É sócio da startup Simples Data (Microsoft Partner Power BI) e mentor na Sýndreams Aceleradora de startups e empresas. Fundador do Datastorytelling.com.br, site com artigos e cursos sobre o tema de Data Storytelling, Storytelling com Dados, Data Viz e Data Literacy. Autor do livro “Data Storytelling: planejando e contando a história dos dados” (Editora CRV – 2020). Trabalha há mais de 20 anos com desenvolvimento de soluções digitais, integrando dados e análises de resultados.

Data Storytelling planejamento ágil

Para o evento, abordou os aspectos do planejamento ágil, aplicado ao Data Storytelling, incluindo a metodologia do Data Storytelling Canvas, Jornada do Herói e Storyboard. Enfatizou a importância das aplicações das técnicas que envolvem o Data Storytelling, como ferramenta essencial para alfabetização de dados aos profisisonais, independente da área de atuação.

Os participantes (Data Storytelling palestra), além de poder assistir ao evento, tiveram acesso, via plataforma Sympla, aos conteúdos das apresentações, gravação na integra e ainda receber Certificado de Participação.

Veja alguns trechos da gravação (registro) do evento.

Trechos da gravação do evento.

PRÓXIMO EVENTO “DADOS COMO PRODUTO”

Categorias:

Seguir no LinkedIn