Realizei (Stéfano Carnevalli) palestra sobre Data Storytelling na 5ª edição do Data Universe, maior evento do Brasil sobre o universo dos dados promovido pelo IGTI.
A palestra online abordou as etapas do Data Storytelling, enfatizando principalmente a importãncia do planejamento. O Contar a história dos dados ajuda os profissionais das empresas a conseguirem identificar insights e ações a partir dos dados. Um ponto importante é dialogar com a audiência. Uma história de dados só faz sentido se os obejtivos do público-alvo forem alcançados. E mais ainda se conseguirmos surpreedê-lo.
Nesse contexto da busca por inghts e dados acionáveis, citei uma frase do psicólogo britânico Graham Wallas (1858–1932) que foi mencionada no livro, de Gary Klein, “Seeing What Others Don’t: The Remarkable Ways We Gain Insights” (tradução livre: Vendo o que os outros não veem: as maneiras notáveis de obter insights).
Insights transformam a forma como vemos; procuramos coisas diferentes de acordo com nossa nova história.
(Wallas citado em Gary Klein, 2015).
Gerar insights e descobrir dados acionáveis é uma das etapas importantes da alfabetização de dados pelos profissionais nas empresas.
Stéfano Carnevalli ministra palestras para empresas sobre diversos temas relacionados ao mundo dos dados, principalmente envolvendo contar história dos dados, cultura data driven e alfabetização em dados (data literacy).
Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.
Compre na AMAZON ou Amazon ebook Kindle ou EDITORA CRV
Cursos
SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand
Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos
Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin