No planejamento do Data Storytelling existem dois grandes desafios. O primeiro está relacionado em identificar claramente qual é o objetivo do público-alvo com a história dos dados. O segundo é em mapear e obter os datasets necessários para atingir o objetivo desejado.
No exemplo a seguir comento, a partir do planejamento do Data Storytelling, como a diretoria da Tecelagem Panamericana pode aproveitar uma narrativa de dados para identificar ou potencializar suas oportunidades.
O principal objetivo da diretoria da empresa no exemplo é identificar oportunidades de mercado para novos tecidos para uso no setor médico. A empresa já se destaca no Brasil e exterior com os tecidos da linha de Saúde, que contém propriedades anti-microbianas e anti-virais, e já são aplicadas em roupas e jalecos médicos conforme orientação da OMS.
Introdução
Nosso roteiro da história de dados inicia com um retrato da Tecelagem Panamericana com sede em Santa Barbara D’Oeste/SP e a unidade de Tinturaria e acabamento em fios e Tecidos na cidade de Nova Odessa/SP. Fundada em 1977 a empresa conta hoje com 1000 funcionários. Nessa introdução dependendo do tempo podemos ampliar com mais dados históricos da empresa e trazer um panorama financeiro do momento.
Conflito e obstáculos
Com dados do setor têxtil, pontuado pelos enormes perdas no volume produzido em relação ao importado temos nosso conflito, agravado ainda por dados do aumento de importação de produtos têxtil. Dimensionado como exemplo inicial o estudo do balanço comercial do setor realizado pela ABIT (Associação Brasileira da Industria Têxtil)”.
Esse cenário é reforçado durante a entrevista com o Marcelo Alcântara, diretor da empresa Tecelagem Panamericana que destacou a importância da inovação para superar esses momentos:
“Assim como toda empresa, a Tecelagem Panamericana também passou por alguns desafios em sua história. Contudo, mesmo com problemas no segmento, na demanda, procura e a forma de “consumir” a área têxtil, a Panamericana conseguiu se sobressair indo contrário a retração do mercado elaborado por seus concorrentes. Enquanto cortes em investimento e produção foram realizados por terceiros, a empresa aumentou o investimento em pesquisas, produção e equipe interna. Esta decisão o faz colher frutos até os dias atuais: enquantos outros ainda fazem testes e estudos sobre como se adequar a atual pandemia devido à Covid-19, a Panamericana já fornece ao mercado produto anti-viral e anti-bactericida com a tecnologia empregada há décadas, mas evoluída neste momento para garantir a segurança contra o Coronavírus. Prova disto, é as parcerias com clientes da Saúde – desde o antigos até novos parceiros que procuraram na Panamericana a alternativa mais segura e eficaz de manufaturados para a produção de máscaras, jalecos e demais métodos de proteção aos seus funcionários dentro de unidades médicas e hospitais”.
Outros dados do setor ao longo desses últimos anos podem ser mostrados estabelecendo mais obstáculos e dificuldades. Reforçando o objetivo da apresentação e como chegaremos a conclusão: com uma visão derrotista ou uma visão de inovação, superação.
Ajuda necessária e superação
A superação começa a ser possível a partir da descoberta de dados sobre vendas e consumo de produtos têxtil utilizados pelo setor médico. Um aumento ao longo dos anos ou mesmo um cenário atual como as questões sanitárias ou de saúde global podem requerer mais produtos. Reforçado, como exemplo, por essa campanha orientativa promovida pelo SENAI sinalizando a demanda para que industrias fabriquem equipamentos de proteção (EPI) para o setor médico-hospitalar.
Aprofundando dados de consumo, podemos obter os gastos do Ministério da Saúde em compras de insumos ou produtos que demandam têxtil. Esses dados são abertos e podemos fazer uma pesquisa e análise ampla sobre os principais itens mais comprados nos últimos anos.
Conclusão
A conclusão da apresentação pode trazer insights sobre novas tecnologias patenteadas e mais citadas em artigos ou pesquisas acadêmicas. Essa investigação de dados pode auxiliar na identificação de novas funcionalidades ainda não exploradas no setor de tecidos para aplicações no setor médico. Na conclusão podemos apontar também tendências de consumo do setor médico para os próximos anos.
Nota: Agradeço a colaboração da equipe da Tecelagem Panamericana em ceder informações para elaboração desse exemplo de planejamento de data storytelling.
Sobre a Tecelagem Panamericana
Inaugurada no ano de 1977, a Tecelagem Panamericana® tem como objetivo, inovar, desenvolver, produzir e comercializar tecidos e serviços de alta qualidade, buscando o aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e processos. Com diretriz administrativa voltada para a ética, um sistema organizacional que valoriza o trabalho em equipe e uma política voltada às responsabilidades sociais e ambientais, a Tecelagem Panamericana® conta com moderna instalação, novos equipamentos e um departamento de Pesquisa & Desenvolvimento que possibilita a produção de tecidos com diversos tipos de fios, composições e larguras, além de tecnologia diferenciada e cores exclusivas.
Para atender as exigências do cliente moderno, cada vez mais integrado e atualizado sobre as tendências da moda, a Tecelagem Panamericana® busca o diferencial na valorização do tecido. Utilizando fios denominados “inteligentes” e outras composições com fios de microfilamentos; consegue desenvolver tecidos que se destacam pela praticidade de uso, durabilidade, conforto e aparência impecável, conquistando assim, uma fatia cada vez maior no mercado têxtil. Continuando sua trajetória de crescimento, buscando agilidade e qualidade no atendimento de seus clientes, inaugura em Setembro de 2020 sua mais nova unidade, que sera responsável pelo tingimento e acabamento em fios e tecidos.
Há mais de 10 anos, o Tecidos Lótus foi desenvolvido quando percebemos que o mercado têxtil, em particular o segmento da saúde precisava de um produto que, além de vestir os colaboradores da empresa pudessem protegê-los durante o período em que estivessem expostos a um ambiente de maior suscetibilidade de contágio por bactérias.
Após analisadas e testadas as opções de agentes antimicrobianos disponíveis na época, observamos que o Ag+ (Íons de Prata) era a opção mais efetiva pois age como bactericida e bacteriostático, pois além de matar as bactérias, não deixam elas se proliferarem. Além dessa efetividade maior, as bactérias não desenvolvem resistência ao Ag+ porque ele ataca o RNA, DNA e a membrana plasmática da bactéria, impedindo que as mutações possam burlar o efeito que o Ag+ tem sobre elas. Recentemente com a Pandemia do SARS-CoV-2 realizamos testes em um laboratório no Reino Unido para comprovar que nosso produto também é eficiente na inativação de vírus dessa mesma classe com resultado positivo, inativando o vírus em menos de 2 minutos, através do mesmo mecanismo de destruição da membrana que envolve o vírus.
FUTURO e INOVAÇÃO
A empresa possui atuação em 3 segmentos distintos, Moda (tecidos para camisaria masculina, feminina e Infantil, tecidos para Bermuda e calças masculinas, feminina e infantil) Decoração (tecidos para estofados, Cortinas em Giro Ingles e Colchões) e Tecidos para linha de Uniformes e Linha de Saúde. Em todos os seguimentos, a Panamericana se destaca no pioneirismo de suas Inovações nas tecnologias aplicadas as tecidos, tornando-os Tecidos Funcionais. As Pesquisas e Desenvolvimentos são orientadas a buscar o melhor desempenho e funcionalidade para trazer conforto e bem estar para nosso cliente final. Na linha de Saúde, Temos tecidos repelentes a insetos que repele o Aedes Egipti, evitando a Dengue, chikungunya e Zika, tecidos com proteção UVA/UVB, tecidos anti-microbiano e Anti-virais, tecidos repelentes a liquidos. Na lInha de Decoração, temos o Aqcualimp, tecido mais inovador dos últimos tempos, que é o tecido que se limpa facilmente com agua. Nosso mais novo desenvolvimento esta no tecido Anti-viral chamado LOTUS Z+, ele é uma evolução dos tecidos com ions de prata. É um tecido que possui as mesmas propriedades anti-virais e anti-microbianas dos ions de prata, agregado de outros benefícios, baseado nas propriedades do Zinco, que é mais barato que a Prata, tem propriedade fungicida, é Eco Friendly, sustentável, pois é facilmente absorvido na natureza.
Mais: http://www.tecelagempanamericana.com.br/
Autor: Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e têm realizado pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.
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Cursos “Data Storytelling, planejando a história dos dados”: