Cada vez mais os dados se tornam importantes para definição das estratégias empresariais. Narrar dados ao invés de apenas mostrá-los está abordado como uma das dez tendências em analise de dados para os próximos cinco anos (Gartner, 2020).
Desenvolver painéis ou relatórios não será o mais importante, e sim contar a histórias dos dados. Os profissionais em todas as áreas das empresas, precisam pensar criticamente e saber como utilizar os dados dentro de seu contexto. A necessidade de gerar ações a partir de insights está relacionada a ações identificadas na narrativa de dados como resultado.
O consenso entre as empresas, que seguem uma cultura orientada a dados, é que há uma demanda por profissionais que compreendam de onde vêm os dados, qual a qualidade desses dados e como articular uma consulta eficaz.
A quantidade de tempo que os profissionais gastam desenvolvendo painéis será cada vez menor. O conhecimento gerado também contribuirá para uma automação do uso dos softwares de Self Service BI que geraram informações e insights a partir das perguntas feitas diretamente aos dados.
Benefício em narrar dados ao invés de apenas mostrá-los
Um dos benefícios de planejar e contar a história de dados é ao mesmo tempo que gera ações a serem implantadas, promove na equipe uma alfabetização em dados (Data Literacy). Desenvolver essas habilidades na equipe, promove uma base de linguagem compartilhada muito além das visualizações de dados.
Nesse novo contexto, a mudança em compreender a história dos dados significa para equipe, aplicar uma ação prática a partir dos objetivos propostos para tomada de decisão. Podemos elencar também quatro ganhos diretos em narrar dados ao invés de apenas mostrá-los:
- Compreensão rápida do objetivo do público-alvo (interno ou externo)
- Alinhamento de expectativas e resultados possíveis em relação aos dados disponíveis
- Coerência na análise dos dados a partir de uma linha narrativa
- Apresentar e indicar ações a partir dos insights
Autor: Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e têm realizado pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.
Leia também: Data Driven: data storytelling é o próximo passo
Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”: