O conceito de Data Storytelling (contar a história de dados) está sendo cada vez mais aplicado nas empresas que analisam dados para tomada de decisão.
Além da necessidade em planejar a história dos dados, como já mostrei utilizando a ferramenta ágil Data Storytelling Canvas, precisamos também que o público alvo compreenda as análises de dados apresentadas e se mantenham interessados por ela.
Uma forma contar a história dos dados e ter a atenção do público, é utilizar a estrutura da Jornada do Herói, proposto por Joseph Campbell (1904–1987) em seu livro “The Hero with a Thousand Faces” (1949). Podemos ouvir um pouco sobre na entrevista que Campbell concedeu a Bill Moyers na série o “Poder do Mito”.
Monomito
O monomito ( “Jornada do Herói”) é um estudo aprofundado sobre o caminho cíclico percorrido por mitos em diversas culturas ao longo da história. O trabalho do antropólogo Joseph Campbell inspirou várias escolas de roteiro, principalmente no cinema, onde podemos observar as etapas descritas por Campbell no livro “Herói de Mil Faces”:
- Partida, separação: Mundo cotidiano, Chamado à aventura, Recusa do Chamado, Ajuda Sobrenatural, Travessia do Primeiro Limiar e Barriga da baleia
- Descida, Iniciação, Penetração: Estrada de Provas, Encontro com a Deusa, A Mulher como Tentação, Sintonia com o Pai, Apoteose e A Grande Conquista
- Retorno: Recusa do Retorno, Voo Mágico, Resgate Interior, Travessia do Limiar, Senhor de Dois Mundos, Liberdade para Viver
Jornada do Herói x Data Storytelling
A partir dos estudos sobre o monomito e alguns roteiros de cinema reordenei a Jornada do Herói para 7 etapas. Essas etapas vão facilitar o trabalho de contar história de dados no dia a dia, sem precisar ser um grande roteirista de Hollywood.
Nossa jornada começa pela introdução, mostra o conflito, destaca a recusa do chamado (o obstáculo), indica quais ajudas são necessárias, com isso temos a superação, a grande virada e a conclusão da trama.
No exemplo na figura abaixo podemos identificar como relacionamos a história dos dados usando uma narrativa com estrutura da Jornada do Herói. Lembrando que em cada etapa as visualizações de dados são apresentadas ou orientando a ordem da leitura ao público-alvo.
Contar a história dos dados utilizando a Jornada do Herói como guia pode ser também uma forma de reunir a equipe, ou mesmo, auxiliar a compreensão dos objetivos, onde queremos chegar. Ou ainda o que o público-alvo quer ou precisa ver para sua tomada de decisão.
Trecho da aula sobre Jornada do Herói do curso Data Storytelling, planejando a história dos dados.
Autor do artigo:
Stéfano Carnevalli, Data Storyteller na Simples Data e mentor na Sýndreams Aceleradora.
Linkedin: in/stefanocarnevalli