O MIT Sloan School of Management lançou em 2019, no Instagram, o “Working Definitions“, uma série semanal explorando novos termos e frases relacionados ao contexto global corporativo. Periodicamente eles fazem um levantamento para verificar quais os termos mais lidos. Data Storytelling, um dos termos mais acessados em 2020 na série, traz como explicação: “a interpretação de dados e informações em um formato narrativo que ajuda os tomadores de decisão a absorver insights e iniciar ações apropriadas” (MIT Sloan, 2020).
Segundo o texto no post do Instagram, as organizações encontram-se com mais dados à sua disposição do que nunca. E nem sempre está claro o que fazer com essas informações ou como transmitir sua importância aos tomadores de decisão. Com esse cenário a narrativa de dados pode ser a melhor alternativa na era do Big Data.
O “Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público. É a forma de contar a história dos seus dados” (Carnevalli, 2020). Desenvolver habilidades em contar histórias de dados significa planejar, analisar, mostrar e apresentar os dados forma que o público-alvo compreenda mais rapidamente e saia da reunião com ações a serem realizadas imediatamente.
O interesse e conhecimento sobre essas técnicas têm aumentado ao longo desse ano, principalmente, por quê há uma percepção clara que somente as visualizações (gráficos e painéis) sozinhos não estão sendo suficientes para a tomada de decisão.
Data Storytelling indica ações apropriadas
Executivos e diversos cargos gerenciais estão lidando no dia a dia com uma quantidade cada vez maior de dados. Transformar esse dados em informação ou insights úteis têm sido um desafio constante. Visualizações bem desenhadas não são suficientes para responder as perguntas e principalmente apontar ações.
A narrativa de dados requer que a apresentação das informações tenha simplicidade e efetividade para uma tomada de decisão com ações apropriadas. Para que as pessoas tomem a decisão correta com dados, além de uma alfabetização (data literacy) é preciso compreender o que elas buscam quanto resultado e ajudá-las a compreenderem os dados.
Data Storytelling reúne principalmente uma forma de planejar essa compreensão, aproximando os objetivos do público-alvo com os dados disponíveis ou que precisam estar disponíveis para a tomada de decisão.
Estamos acostumados a escutar histórias, e normalmente apreendemos melhor quando gravamos informações numa sequência planejada e que faça sentido. Por isso cada vez mais profissionais buscam compreender as técnicas de data storytelling.
Autor: Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e têm realizado pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados.
Leia também: Data Driven: data storytelling é o próximo passo
Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:
SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand
Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos
Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin