Conseguir interpretar e compartilhar percepções de análises e inteligência de negócios é uma habilidade essencial para todos os profissionais da empresa. Capacite sua equipe para serem contadores de histórias de dados e os resultados das tomadas de decisão serão cada vez mais assertivos.
Qualquer profissional pode desenvolver habilidades analíticas. E o Data Storytelling (planejar e contar a história de dados) é uma forma rápida e eficaz para se conseguir essa habilidade.
Esse processo de narrar dados ao invés apenas de exibi-los em dashboards magníficos, está se tornando uma habilidade crítica para os negócios, que serve como uma ligação entre a análise e a tomada de decisão. Essa habilidade têm sido cada vez mais necessária para as empresas.
Com isso os líderes passam a demandar capacidades de narrativa de dados não somente para os cientistas de dados, mas também para outros profissionais da equipe em todas as partes da organização – vendas, marketing, operações, finanças, logística, produção e outros – assim garantindo que os tomadores de decisão internos permaneçam no caminho certo.
E ainda faltam pessoas alfabetizadas em dados no dia a dia dos negócios. Uma pesquisa publicada em 2013, pelo National Center for Education Statistics (EUA) naquele ano já apontava a baixa capacidade de adultos nas questõe de “Alfabetização, Numeração e Solução de Problemas em Ambientes Ricos em Tecnologia”.
Para a pesquisa utilizaram como referência o Program for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC) que define, seguindo preceitos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE):
- Alfabetização: Compreensão, avaliação, uso e envolvimento com texto escrito para participar da sociedade, para atingir seus objetivos e desenvolver seu conhecimento e potencial.
- Componentes de leitura: Habilidades fundamentais para desenvolver letramento e numeramento necessários para o funcionamento em sociedade, considerando de acordo com cada idioma o vocabulário de leitura, compreensão e escrita de frases.
- Numeracia: Avaliar a capacidade de acessar, usar, interpretar e comunicar matemática, informações e ideias, para se envolver e gerenciar as demandas matemáticas de uma variedade de situações incluindo computação básica, fundamental para o funcionamento no trabalho diário e na vida social.
- Resolução de problemas em ambientes ricos em tecnologia: Usar tecnologia digital, ferramentas de comunicação e redes para adquirir e avaliar informações, comunicar-se com outras pessoas e realizar tarefas práticas.
Para tomada de decisão, capacite sua equipe
A tomada de decisões baseada em dados melhora significativamente o desempenho dos negócios. Não há um caminho simples para ensinar os membros da equipe a interpretar gráficos, painéis e visualizações essenciais para os negócios, mas ensiná-los a contar história de dados pode acelerar esse aprendizado.
Ser alfabetizado em dados significa entender de onde vêm as informações, por que são coletadas e como são usadas para impulsionar os negócios. Equipes que trabalham em empresas com culturas de alfabetização em dados sabem que não devem tomar decisões baseadas apenas em suposições.
O Data Storytelling não envolve apenas a capacidade de avaliar e trabalhar com dados, mas também comunicar e aplicar os dados. Além disso, ao contrário de comunicar uma única informação, a narrativa de dados exige que o narrador forneça contexto para “definir o cenário” de forma mais ampla.
Os contadores de histórias usam narrativas baseadas em dados para esclarecer, envolver e auxiliar a compreensão de toda a equipe, principalmente para aquelas que ainda a análise de dados está indisponível, inacessível ou simplesmente não é o seu foco. Além de narrar dados, os profissionais ensinados com Data Storytelling desenvolvem competências analíticas, de visualização de dados e principalmente de planejamento.
Esses contadores de histórias ajudam os tomadores de decisão a entender o significado comercial e “humano” das descobertas da análise e a tecer esses insights em narrativas atraentes. Essas histórias melhoram a tomada de decisões e também inspiram a confiança, a compreensão e a agência de que os membros da equipe precisam para transmitir um significado à medida que aplicam esses insights às suas próprias responsabilidades.
É fato que as organizações não podem continuar sem uma abordagem corporativa de inteligência de negócios orientada a dados. Preparar funcionários regulares para se tornarem contadores de histórias de dados, cria uma equipe mais assertiva e diminui custos de contratação de profissionais analíticos (exemplo Cientista de Dados, Matemáticos, Estatísticos) cada vez mais escasso no mundo corporativo. Capacite sua equipe e amplie as oportunidades que os dados podem oferecer.
Conforme as metas são ajustadas e as tecnologias de análise evoluem, ou mesmo automatizam, uma cultura de narrativa de dados pode ser a chave estratégica. E o inicio é capacitar as equipes para enfrentar esses desafios futuros de se orientarem por dados.
Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.
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