O diretor de pesquisa do Gartner, James Richardson, apontou, em um artigo, que a narrativa de dados dominará o BI em 2025. De acordo com a previsão apontada pela empresa, a narração de histórias de dados será o meio mais difundido de consumir análises, além de um processo de automatização crescente, gerado por aplicações de inteligência artificial.
A narrativa de dados traz uma oportunidade para compreensão mais abrangente das informações com foco na tomada de decisão.
Visualizar planilhas cheia de números ou gráficos embora permita um aprofundamento dos dados, por outro lado atrasa o processo de análise para as decisões e ações da empresa. Enquanto isso, as narrativas permitem que os profissionais absorvam e entendam as informações de maneira mais eficaz do que apenas a visualização.
A narrativa de dados, essencialmente, permite que um analista se oriente com um conjunto de dados, aplicando técnicas em torno do que descobriu nos dados e compartilhando para informar uma decisão. É a forma de contar a história dos dados.
Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados
Nesse mesmo artigo, James Richardson , disse que “uma história de dados começa como qualquer outra história, com um começo e um meio. No entanto, o final nunca deve ser um evento fixo, mas sim um conjunto de opções ou perguntas para desencadear uma ação do público. Nunca se esqueça de que o objetivo da narrativa de dados é encorajar e energizar o pensamento crítico para as decisões de negócios ”.
Por esse motivo, é necessários planejar o Data Storytelling, para que os resultados obtidos possam entregar as ações necessárias, ou para uma tomada de decisão, ou para indicar novas análises ou mesmo novas coletas de dados.
No livro “Data Storytelling, planejando e contando a história de dados“, apresento uma metodologia que utilizo em meus trabalhos de narrativa de dados. Iniciando o processo com o propósito do público-alvo, ou seja, quais objetivos de quem precisa receber as informações e insights para tomada de decisão, passando pela gestão e análise dos dados necessárias, conseguimos elaborar uma história de dados compreensível que permite indicar ações práticas.
A narrativa de dados dominará o BI em 2025
Nos próximos anos a narrativa de dados dominará o BI, principalmente por demanda de análises mais rápidas e coerentes com o objetivo do público-alvo. Essa previsão ainda será potencializada com os resultados do Data Storytelling provenientes de planejamento, comunicação e apresentação de insights e ações ás áreas estratégicas.
Stéfano Carnevalli é Data Storyteller e realiza pesquisas com tecnologias imersivas para apresentação de história de dados. É autor do Livro “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados” publicado pela Editora CRV.
Compre na AMAZON ou EDITORA CRV
Leia também: Aplicação da metodologia de planejamento do Data Storytelling
Cursos “Data Storytelling, planejando e contando a história dos dados”:
SYMPLA – cursos com aulas ao vivo e on demand
Udemy – Aulas gravadas com arquivos e exercícios práticos
Cursos e palestra para empresas envie uma mensagem para stefano.carnevalli@datastorytelling.com.br ou pelo linkedin