A visualização imersiva de dados amplia as possibilidades do Data Storytelling, trazendo novos elementos de interação e compreensão dos dados. Os ambientes imersivos virtuais permitem uma nova forma de contar a história dos dados.
Ainda existem poucos estudos e experimentos sobre a visualização imersiva de dados. Porém alguns exemplos já estão sendo disponibilizados em aplicações principalmente para áreas educacionais, industriais e médicas.
O artigo “Immersive and Collaborative Data Visualization Using Virtual Reality Platforms” (Donalek et al., 2014) foi um dos estudos que trouxe o conceito de Data-room. Nesse mesmo artigo demonstra também a construção de modelos de dados para visualização em ambientes 3D. Alguns conceitos e testes realizados inspiraram novos pesquisadores e empresas em todo mundo.
Com o aumento das estruturas de Big Data e a demanda cada vez maior por tomada de decisão racional e rápida, as análises de dados requerem cada vez mais modelos amplos e únicos. A visualização de dados imersiva pode resolver isso ampliando o espaço 3D com uma interação dinâmica. Assim permitindo que os dados possam ser vistos em camadas interativas no próprio ambiente de trabalho ou estudo.
REALIDADE MISTA
Nos últimos anos tenho pesquisado sobre esse tema de visualização de dados imersiva, principalmente com foco no Data Storytelling. Algumas pequenas experiências já permitem contar a história dos dados utilizando ambientes de Realidade Mista.
Lembrando que a realidade mista combina o mundo físico e digital representada por hologramas que podem aparecer no espaço ao redor. Esses hologramas, que no nosso caso podem ser visualizações de dados, respondem a comandos e interações proporcionando uma experiência mais natural e intuitiva, ampliando significativamente as possibilidades da narrativa de dados.
Plataformas e dispositivos de Realidade Mista desenvolvidos por empresas como a Microsoft, IBM e Samsung estão ficando cada vez mais disponíveis em ambientes educacionais, hospitalares e industriais. Criando dessa forma novas oportunidades para contarmos as histórias dos dados.
Entretanto, há muito avançar como um ambiente que pode auxiliar o desenvolvimento de narrativa de dados ampliando o diálogo com o público-alvo (tomador de decisão).
No planejamento do Data Storytelling podemos incluir modelos imersivos ou mesmo conduzir o roteiro utilizando ambientes de realidade mista. Uma nova possibilidade para alcançar um dos objetivos do Data Storytelling, que é a compreensão mais rápida e eficaz do conjunto de dados pelo público-alvo.
Referências
Artigo
C. Donalek et al., “Immersive and collaborative data visualization using virtual reality platforms,” 2014 IEEE International Conference on Big Data (Big Data), Washington, DC, 2014, pp. 609-614, doi: 10.1109/BigData.2014.7004282.
Sites
datamesh.com
virtualitics.com
www.microsoft.com/pt-br/hololens/