Um dos desafios dos profissionais que precisam apresentar dados em reuniões ou mesmos palestras é atrair a atenção de seu público-alvo. O curso Data Storytelling, ministrado em Brasília – DF auxiliou profissionais de várias áreas de atuação com uma metodologia ágil de planejamento. Confira.
Esse desafio nas empresas se intensificou com os processos de transformação digital que exige uma tomada de decisão mais racional do que intuitiva, forçando as equipes a analisarem dados cada vez mais rápido.
Uma orientação aos profissionais de Data Science, Áreas financeiras, de gestão, engenharia e outras é para que apreendam a contar a história dos dados, o “tal” do Data Storytelling. E assim facilitar a comunicação entre apresentador e público-alvo.
Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público.É a forma de contar a história dos seus dados. (Carnevalli. S., 2019)
Mas contar essa história dos dados exige um planejamento. Recentemente desenvolvi e apliquei uma metodologia ágil de planejamento de Data Storytelling (que em breve será lançado em livro) para facilitar o trabalho e principalmente a comunicação entre os profissionais da equipe.
O planejamento acontece nas seguintes etapas:
- Identificar o Público-Alvo (quem quer ver as informações e insights dos dados)
- Qual objetivo do Público-Alvo
- Como será a apresentação (local, infraestrutura, notebook, smartphone, projeção, papel?)
- Obter dados disponíveis e listar dados não disponíveis que podem ajudar
- Analisar os dados com foco no objetivo do público-alvo
- Construir a história (tema central, argumento, storyboard, tipos de visualizações (gráficos) utilizados.
- Desenvolver a apresentação com as visualizações
- Apresentar
Um dos resultados desse processo de planejamento é ser mais assertivo nas análises de dados que precisam ser feitas e com isso otimizar tempo e evitar retrabalho.
A fase de planejamento é uma oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe, uma vez que demandamos de profissionais de diversas áreas (TI, Gestão, Estatísticas, Artistas entre outros) para ter uma eficiência maior na análise de dados.
Stéfano Carnevalli é especialista em Data Storytelling. Pioneiro da internet no Brasil, atualmente é sócio da Sýndreams Aceleradora de startups e empresas e um dos fundadores da startup Simples Data que atua com Data Science.
Autor do artigo:
Stéfano Carnevalli, Data Storyteller na Simples Data e mentor na Sýndreams Aceleradora.
Linkedin: in/stefanocarnevalli